quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Projeto ano novo para uma vida mais saudável



Mais um ano chegando, mas algumas resoluções nunca mudam e, emagrecer, está entre elas. Porém, algumas pessoas se preocupam com o excesso de peso só por conta de estética, mas nem imaginam que ele pode estar associado a diversas doenças.

E que tal encarar esse projeto ano novo para dar início a hábitos mais saudáveis e levá-los para a vida toda? Para te ajudar nessa questão, entrevistamos diversos especialistas os quais nos contaram que se alimentar bem e praticar atividades físicas trazem muitas vantagens para a sua saúde que vão muito além da estética.

De olho na alimentação


Todo mundo sabe que para emagrecer um dos pilares é investir em uma boa alimentação, porém, para correr atrás do prejuízo, algumas pessoas acabam cometendo certas loucuras que podem ocasionar muitos malefícios. Dra. Flávia Rezende, médica especialista em endocrinologia explica que há várias complicações envolvidas nessas dietas “malucas” que muitos recorrem para a perda de peso imediata. Uma é o uso indevido de medicamentos para emagrecer, inclusive, sem comprovação científica, que podem prejudicar a saúde, levando à depressão, arritmias cardíacas, trombose, hipertensão, desnutrição. “O paciente ainda poderá se sentir muito frustrado e desestimulado a seguir um programa de emagrecimento”.

A nutricionista Andréa Farah complementa informando que o emagrecimento imediato não faz bem para ninguém. O ideal é contar sempre com refeições regulares e saudáveis. Andréa ainda ressalta que, após um dia de alimentação saudável, com frutas, verduras, legumes, carnes, já é possível sentir os benefícios no corpo, com uma sensação de leveza, já que o organismo começa a eliminar excessos de líquidos e toxinas. “Em longo prazo, essa percepção de leveza e de sentir mais saudável acontece porque o organismo está absorvendo mais vitaminas e minerais por conta da diminuição da ingestão de açúcares e carboidratos simples (pães, massas, arroz entre outros), a produção de insulina se normaliza e os níveis de energia melhoram muito”.

Dra. Flávia destaca que, para quem quer investir em uma alimentação mais saudável, o recomendado é buscar o acompanhamento de um profissional especializado o qual, junto com um médico, ajudará a detectar doenças antes desconhecidas pelo paciente, se houver, e propor um programa de emagrecimento adequado à rotina, necessidade e perfil.

“Uma dieta pode funcionar para uma pessoa, mas não para outra. Uma recomendação que sempre passo para os pacientes é ter hábitos saudáveis, ou seja, evitar alimentos ricos em gorduras como os salgadinhos, frituras, refrigerantes, achocolatados (são ricos em açúcares) e bebidas alcoólicas, produtos industrializados e embutidos; ter uma alimentação rica em carnes magras (frango sem pele, peixe, alcatra, patinho) e em fibras (massas integrais, legumes e verduras); optar por alimentados assados e cozidos; apostar em frutas (de três a seis por dia) de preferência com casca/bagaço; comer leguminosas (grão-de-bico e ervilha), comer um carboidrato por refeição; beber bastante água durante o dia (2 a 3 litros), mas não durante a refeição; e evitar pratos volumosos porque o excesso de nutrientes pode virar gordura corporal”, adiciona a endocrinologista.

Andréa salienta que, para todos aqueles que querem eliminar peso, junto com um nutricionista, é importante procurar um educador físico, para que se tenha um plano de exercício adequado a idade e estilo de vida. “Temos que ter equilíbrio e disciplina sempre. Se você começa uma reeducação alimentar e está regrado fazendo tudo certinho e de repente dá uma ‘escorregada’, não desanime, levante e continue, não pare. Procure sempre um profissional antes de começar qualquer dieta. E se você quer comer melhor, comece descascando mais e desembalando menos”.

Os perigos da obesidade


De acordo com Priscilla Olim de Andrade Mattar, endocrinologista e gerente de grupo médico da Novo Nordisk, a obesidade é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença crônica que necessita de tratamento de longo prazo. “O excesso de peso aumenta as chances de desenvolver mais de 20 patologias, entre elas o diabetes tipo 2, pressão alta, colesterol alto, doenças do coração, artrite e problemas nas articulações, apneia do sono (dificuldades para respirar enquanto dorme) e alguns tipos de câncer, além de impactar na expectativa de vida”.

Priscilla ainda chama a atenção para a prevalência global do problema que cresceu de forma significativa nos últimos 30 anos. De acordo com a OMS, a obesidade atingiu proporções de epidemia, com mais de 1.9 bilhão de adultos com sobrepeso em todo o mundo, dos quais cerca de 600 milhões foram diagnosticados com obesidade (ou seja, IMC ≥30). Segundo um levantamento do Ministério da Saúde, 52,5% dos brasileiros estão acima do peso e desses, 17,9% têm obesidade.

“Estudos indicam que, independentemente do peso inicial, uma perda de 5% a 10% do peso em pessoas com obesidade já traz benefícios expressivos à saúde, incluindo melhoras dos níveis de glicemia sanguínea, da pressão arterial, dos níveis de colesterol e da apneia obstrutiva do sono e da qualidade de vida relacionada à saúde. Esse dado é importante para quebrar o paradigma de que, quando um indivíduo está com excesso de peso, é necessário perder 50kg de uma única vez. Estabelecer metas reais de perda de peso (começando com 5kg, depois 10kg, depois mais 5kg) já traz benefícios para a saúde e, por ser mais ‘palpável’, há mais chances do paciente ter sucesso. Vale lembrar que a obesidade é uma doença e suas causas são complexas e multifatoriais, sendo influenciada por fatores fisiológicos, psicológicos, ambientais, socioeconômicos e genéticos. Por isso, o tratamento da obesidade deve ser individualizado e levar em consideração diversos fatores”, complementa a endocrinologista e gerente de grupo médico da Novo Nordisk.

Benefícios das atividades físicas


Assim como uma boa alimentação, a prática de atividades físicas também traz inúmeros benefícios para a saúde. Segundo Pedro Rotondo Víncula, educador físico do EstudioPass, já é possível sentir alguns efeitos logo no início como o aumento do tônus muscular; redução de medidas, do estresse e da insônia; melhora da autoestima, das funções cognitivas e da socialização. Já em longo prazo, os benefícios são muito maiores:

- Diminuição da gordura corporal;
- Aumento da massa muscular;
- Aumento da força muscular;
- Aumento da densidade óssea;
- Aumento da flexibilidade;
- Diminuição da frequência cardíaca em repouso e no trabalho submáximo;
- Aumento da potência aeróbica;
- Aumento da ventilação pulmonar;
- Diminuição da pressão arterial;
- Melhora do perfil lipídico;
- Melhora da sensibilidade à insulina.

E para os sedentários que estão empolgados com a virada do ano e já querem partir para os exercícios para correr atrás do tempo perdido, o educador físico dá um alerta: “A escolha uma atividade física inadequada para atingir os objetivos a curtíssimo prazo, sem que o indivíduo conheça seus limites e histórico clínico, pode acarretar em possíveis lesões e frustrações. A melhor opção é procurar um profissional de educação física e realizar os exames e avaliações recomendadas para a escolha da melhor atividade de acordo com o perfil corporal. Caso a pessoa possua alguma doença cardiorrespiratória ou lesão crônica, um médico deve ser consultado”.

Pedro ainda lista as vantagens que a prática de exercícios físicos regulares, e não só no início do ano, trazem para a saúde:

- Mudança positiva na autopercepção e bem-estar;
- Melhoria na autoconfiança e da consciência;
- Mudança positiva no humor;
- Alívio da tensão e de sentimentos como a depressão e a ansiedade;
- Influência na amenização da tensão pré-menstrual;
- Aumento da sensação de bem-estar mental, do estado de prontidão, da energia e na habilidade de lidar com a atividade diária;

E ainda tem mais, o educador físico conta que se mexer ainda ajuda a controlar e até prevenir doenças como o diabetes e a hipertensão, por exemplo. “O diabetes é um problema que não tem cura, mas pode ser tratado e prevenido. A atividade física é importantíssima no controle, pois melhora a capacidade da insulina de transportar a glicose para as células e, ao praticar exercícios, o corpo necessita de glicose para gerar energia e assim a taxa de glicose no sangue diminui. Já as pessoas que apresentam hipertensão devem praticar atividades físicas regularmente, mas desde que façam partes de programas monitorados por profissionais, sendo sempre submetidos à avaliação clínica prévia”, afirma Pedro.

A redução de dores na coluna também entra na lista de benefícios, já que as atividades físicas são aliados importantes tanto para quem já sofre com o problema quanto para ajudar a prevenir. “O fortalecimento dos músculos abdominais e paravertebrais, além dos exercícios de alongamento para membros superiores e inferiores, promovem o equilíbrio adequado para a redução das dores e melhora da qualidade de vida”, adiciona o educador físico.

Aline Barbosa, fisioterapeuta e consultora em fisioterapia musculoesquelética, comenta que a má postura é a principal causa de problemas de coluna. Isso ocorre porque o corpo é uma estrutura que sofre remodelação com os hábitos repetidos, ou seja, sentar errado causa deformação no tecido articular levando a dores e até compressões neurais. “Sentar em boa postura é uma solução simples e fácil. Se o indivíduo possui dificuldade com essa habilidade, vale procurar um fisioterapeuta para ensinar no processo de reeducação. E dependendo do período que se passou sentando errado, será necessário trabalhar os tecidos com técnica específica e, com o tempo, capacitar a pessoa a essa mudança”.

E para quem quiser manter os exercícios físicos para o resto da vida e não só nos primeiros meses do ano, a dica dada pela fisioterapeuta é que a pessoa sinta prazer na atividade realizada. “Escolha aquilo que combina com sua personalidade. Atualmente temos várias opções, busque por algo que te faz bem, assim aumenta a chance de resistir até durante o inverno. Também vale contratar um personal trainer, pois esse profissional estimula o aluno por meio de técnicas específicas. O sistema de saúde no Brasil é baseado na crença da doença. Minha sugestão é abrir os olhos para um estilo de vida mais preventivo. Alimentação saudável, atividade física e pensamento positivo. Somos corpo, mente e espírito. A manutenção precisa ser completa”, finaliza Aline.

E com essa matéria encerramos as postagens de 2016. A equipe da Singular Medicamentos Especiais deseja para você e sua família um ano novo cheio de realizações. Até 2017!

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